Durante o forte temporal que atingiu São João da Barra na madrugada deste domingo (20), a plataforma P-26, em processo de desmonte no Porto do Açu, se desprendeu do terminal T-Mult e ficou à deriva no canal do terminal T2. Segundo relatos de trabalhadores do porto, a plataforma chegou a ficar a menos de 100 metros de um navio que realizava o descarregamento de óleo no local.
Logo após o desprendimento, um dos rebocadores que atuam na área tentou, sem sucesso, retomar o controle da plataforma. Diante da complexidade da operação e da força das correntezas causadas pelos ventos, foi necessário acionar rebocadores do terminal T1 para auxiliar na manobra.
Já no início da manhã, com o tempo mais estável, quatro rebocadores atuaram de forma coordenada e conseguiram levar a plataforma de volta ao T-Mult, onde ela foi estabilizada com segurança.
Os ventos que atingiram o complexo portuário durante a madrugada teriam ultrapassado os 100 km/h, segundo funcionários que relataram os acontecimentos ao Radar SJB. Apesar do susto e do risco de colisão, não houve registro de acidentes ou danos à estrutura do navio ou da plataforma.
Segue nota do Porto do Açu sobre as chuvas.
O Porto do Açu confirma que foi atingido pelas fortes chuvas desse fim de semana no norte fluminense. Algumas áreas do porto-indústria foram impactadas, sem registro de danos a pessoas ou ao meio ambiente. As equipes do Centro de Operações e Resposta a Emergências (CORE) já atuam para estabilização das atividades necessárias.
O Radar SJB segue acompanhando o caso.